14 de abril de 2010

Com que batom eu vou?


Tem mais ou menos uns seis meses que eu comecei a usar batom diariamente. Antes, eu usava gloss de vez em quando e batom, que eu me lembre, no dia do meu casamento. Mas por quê? Porque achava super difícil encontrar o tom certo. Aí a maquiagem entrou de vez na minha vida e resolvi me aventurar no mundo dos batons. Comecei bem aos pouquinhos e, aos poucos, fui ficando mais abusada. OK, nem tão abusada assim, visto que ainda não entrei no universo dos vermelhos, ainda estou me preparando. Sei que não sou só eu que tenho essa dificuldade e então, me lembrei de umas dicas da Bobbi Brown – dona da marca luxo com seu nome. Vou compartilhar com vocês já que para mim foram super úteis:


O mais importante, segundo ela, é encontrar uma cor de batom que fique bem quando estamos sem maquiagem alguma.

Truque simples para encontrar uma cor que valorize o tom de pele: Escolher uma cor 1 ou 2 tons acima da cor dos lábios “nus”. Como? Aplicando a cor em um dos lábios e comparando.

Como escolher o vermelho perfeito?

Muitas mulheres acreditam que não podem usar batom vermelho mas isso não é verdade. O segredo é encontrar o vermelho certo para cada “sub tom” de pele. Peles com fundo rosado devem optar por vermelho cereja, fundo amarelado optar por vermelho vivo. Peles escuras ficam lindas com vermelho escuro. E é melhor não combinar com a roupa.

Comprei um batom e odiei a cor, o que fazer?

Não precisa jogar fora. Você pode misturar com outro batom e criar uma nova cor (faço muuuito isso). E se achou a cor vibrante demais pode passar um lápis de uma cor mais escura para deixá-lo mais discreto.

Quando usar o pincel labial?

Quando for usar uma cor forte. A aplicação fica homogênea e podemos desenhar o contorno dos lábios. Claro que em frete ao espelho, né?

Como usar lápis labial?

Antes ou depois do batom ou gloss. Bobbi (a íntima) diz que acha que fica mais natural quando aplicado depois do batom.
Para fazer o batom durar mais, passar o lápis antes. Assim, quando o batom sair ainda terá cor embaixo.

Além disso:

Pele clara fica ótima com batom nude, rosa claro e coral. Fique longe dos marrons.
Pele morena média combina com lilás, rosa e cereja. Cuidado com vermelho muito vibrante.
Peles morena escura e negra se destacam com cereja escuro, chocolate e “vermelhão”.

É claro que isso são dicas, não são regras. No final, o que vale é olharmos no espelho e nos acharmos lindas, seja de batom nude ou com um vermelho incrível.

6 comentários:

  1. A Bobbi tá certa...
    Pelo menos comigo, que tenho pele clara, funciona exatamente como a dica dela. E os marrons em mim, afffff! Parece que saí da tumba!
    Gosto de amenizar o batom, com um pouco de gloss, na mesma gama de cor, ou não. Se achar o batom muito rosa, passo um pouco de gloss pêssego. Também gosto de usar primer labial ou um pouquinho de corretivo, antes do batom, para neutralizar a cor dos lábios e ajudar na fixação.
    Bjocas.

    ResponderExcluir
  2. Oi Alê, eu apesar de ser morena clara, amo batons Nude e puxado para o laranja, amoooooo,bjks!!

    ResponderExcluir
  3. Oi !
    Eu acho que os tons de nude funcionam para todo mundo, só depende do fundo. Laranja ainda não consegui rsrsrs
    Bjss ; )

    ResponderExcluir
  4. Alê, quais os seus tons favoritos da MAC?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Isabelle !!!
    Meu super preferido é o Honeylove. Além dele gosto do Snob, Faux, Chatterbox e Pink Plaid. Se tivesse que escolher um laranja, escolheria o Vegas Volt, mas ainda não consigo rsrsrrs
    Bjss = )

    ResponderExcluir
  6. Sabe que agora que estou com o cabelo vermelhón tenho dado ênfase a destacar os olhos com muito preto de preferencia, daí tenho apagado ao máximo os labios começando cobrindo com lápis cor de boca, uma camada de batom nude, e tacando pó por cima. e tenho gostado bastante. Mas isso nos dias caprichados, no dia a dia, tento usar um Balm pelo menos 2x no dia pra hidratar bem, pois meus lábios sempre ressecam e descascam,
    bjo

    ResponderExcluir