17 de julho de 2015

Sexta na mesa: Arroz Carreteiro de verdade!



Michelle, minha professora de Pilates e amiga querida, é do sul e um dia conversando sobre comida ela falou que sempre faz arroz carreteiro e que aprendeu com a mãe que é especialista. Na hora pedi a receita! Tenho agonia de arroz carreteiro servido na maioria dos restaurantes... Um treco molhado, cheio de coisas dentro! Mas ela me explicou que o original leva pouquíssimos ingredientes e, para melhorar, é super fácil de fazer. Fiz há umas semanas, mas só tirei algumas fotos (e medonhas, sorry!) e postei no Snapchat (ligadabeleza).

Como hoje o Guilherme, nosso Chef do Sexta na Cozinha nos abandonou não teve tempo de preparar receitinha para nós, para não deixar a tag parada resolvi postar o arroz carreteiro mesmo com essas "belíssimas e profissionais" fotos já que é uma receita suuuuuuper simples de fazer.

Vamos lá!



Ingredientes:

1 cebola
500 gr. de carne seca (a original mesmoooo, é feita com charque)
2 xícaras de arroz


Modo de preparo:

Deixe a carne seca de molho sempre trocando a água por 24 horas para sair o sal (se mesmo após 24 horas você achar que ainda está salgada, dê uma fervura nela).
Corte a carne seca em cubinhos.
Fatie a cebola em rodelas beeeeeeem fininhas.



Em uma panela de ferro ou com fundo de ferro (por motivos de: não tenho panela de ferro, fiz em uma panela velha que o teflon saiu rs), coloque margarina e refogue a cebola até ficar bem douradinha.



Depois que a cebola estiver dourada, acrescente a carne seca. Aí vem o pulo do gato e o motivo da panela ter que ser de ferro: A carne seca tem que ir grudando no fundo da panela, então você precisa ficar de olho. Funciona assim: deixa grudar um pouco, mexe e raspa o queimadinho do fundo da panela, vá repetindo esse processo até a carne seca ficar bem passada e você ter bastante "queimadinho", você irá precisar dele. Quer saber o motivo? Eu conto: É esse queimadinho que vai dar a cor ao arroz, Nada de molho, o segredo da cor do arroz carreteiro é esse processo ; )

Carne pronta, adicione o arroz na mesma panela, misture com a carne, deixe dar mais uma queimadinha e, se precisar, coloque um pouquinho de água durante a mistura.

Cubra com água (um dedo acima do arroz) e deixe cozinhar em fogo médio com a panela tampada até a água ficar quase seca. Não deixe a água secar totalmente, é para o arroz ficar molhadinho e al dente.






Essa semana eu fiz novamente, dessa vez com linguiça calabresa. O processo é o mesmo e ficou uma delíííícia!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro as visitas e comentários de todas(os)!!!!! Tentarei responder as perguntas nos próprios comentários, mas às vezes me perco, sorry! Sintam-se à vontade para me mandar email se quiserem falar comigo: ligadabeleza@hotmail.com
Bjss ; )